sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O contrato


1) A duração (em horas) do serviço de Buffet não foi especificada. Deveria estar incluída dentro do item 2. "Do objeto do contrato" ou 3 . "Do evento". É importante que o contrato tenha o horário de início e término do serviço de maneira bem clara.



2) O valor e a data das parcelas a serem cobradas e a data de depósito dos cheques também não foram descritas no contrato.



3) Como faltou refrigerante, a contratada descumpriu a cláudula 18 do item 11 (Das condições gerais) e teria que ser ressarcida.



4) É imprescindível a assinatura de todas as partes para que o contrato seja válido. É uma condição essencial para sua autenticidade.



Análise diplomática:


1. Tipo documental: Contrato de Buffet

1.1 Denominação: Contrato de Buffet

1.2 Descrição: Contrato- documento diplomático dispsitivo pactual, horizontal. Registro de acordo pelo qual duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas estabelecem entre si algum(uns) direito(s) e/ou obrigação(ções). (Bellotto)

1.3 Características Externas:

- Classe: Textual

- Suporte: Papel

- Formato: folha A4

- Forma: Original

2. Entidade produtora: Buffet 2ª opção

3. Ordenação: Por cliente, alfabética.

4. Conteúdo: Contém termos ( 1. identificação das partes, 2. objeto do contrato, 3. obrigações do contratado e do contratante, etc), contendo também o termo de pagamento, em que se especifica o modo completo. Dentro do Termo existem as cláusulas (cláusula 1ª, 2ª), e dentro das cláusulas existem os parágrafos (parágrafos primeiro, segundo, único, etc.). Tem que ter o logo da empresa no canto superior esquerdo da 1ª folha, juntamente com o nome da empresa e seus dados. Na última folha tem que conter o local e data completa - escrita por extenso- do dia em que se fecha o contrato. Logo abaixo da data, contém a assinatura do contratante, do contratado e de mais duas testemunhas.

0 comentários: