sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nova certidão impede falsificações

Desde o dia 1º de janeiro, as certidões de nascimento, de casamento e de óbito estão sendo emitidas no modelo criado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As novas certidões já estão sendo emitidas com um número de matrícula para cada cidadão no qual há o número da Declaração de Nascido Vivo (DNV), do cartório, além do livro e da folha de registro. Com esse novo modelo os documentos serão à prova de falsificações.

Para Ricardo Cunha, que trabalha na Corregedoria do CNJ, o segundo passo foi desenvolver o modelo da certidão de nascimento para garantir maior transparência, porque com o padrão que tem o número de matrícula (que fica na parte superior do documento) se tem acesso a todos os dados. “Essa matrícula apresenta o código do próprio cartório, que serve para localizar onde é o cartório, o número do livro, folha e qual o termo e no final o computador gera um dígito verificador para dar maior segurança a essa certidão”.

Chimenti reforçou que, com o novo modelo das certidões, o cidadão receberá um documento muito mais claro, preciso e fácil de ler e entender, seja qual for o nível de escolaridade de cada um. “Facilitará também para os órgãos públicos, porque permitirá a redução de erros ao digitar os dados que estarão sempre nos mesmos lugares podendo ser encontrados objetivamente”.

O diretor da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), José Emygdio de Carvalho Filho, lembrou que cada estado tinha um tipo de certidão de nascimento por exemplo,sem nenhum controle ou verificação da veracidade do documento. “Com esse novo modelo que se tornou um padrão nacional, os dados que constarem em qualquer certidão de qualquer região serão os mesmos com os dados necessários àquilo que o cidadão necessita na sua vida civil”.

O campo filiação ambém prevê casos de adoção nas relações homoafetivas, em que o registrando seja filho de dois pais ou de duas mães. “Sempre com a preocupação com a dignidade da pessoa humana, que é um dos pontos principais da nossa Constituição”. As certidões de casamento e de óbito também foram alteradas e simplificadas.

Ufa! Vamos ver se agora melhora a questão da falsificação de certidões, pois, como já vimos, até o Lula já se casou com a Dilma nessa brincadeira...

Para notícia completa

Posted by
Ester Hidalgo

Tradições e símbolos do casamento

Muitos símbolos e costumes envolvem a cerimônia de casamento. Conheça alguns deles:

Vestido branco

Foi a rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX, que inaugurou o visual de noiva transformando-o em tradição quando se casou de branco. Até então, as noivas usavam vestidos coloridos em tons de vermelho e dourado com pedrarias.


Buquê

Surgiu na Grécia Antiga como amuleto contra inveja e mau-olhado. O buquê era feito de ervas, ramos e alho. Mais tarde, passou a ser confeccionado com flores, símbolo de pureza, fertilidade e amor.

Aliança na mão esquerda

A tradição de usar anel como símbolo de casamento surgiu entre os antigos egípcios, que trocavam alianças de feno, couro e marfim para perpetuar o amor, pois viam no círculo o símbolo de eternidade. O anel era usado no dedo esquerdo, onde acreditavam que havia veias conectadas ao coração.


Beijo dos noivos

Na Roma Antiga, o beijo era usado para selar contratos e compromissos. O cristianismo incorporou o beijo na cerimônia de casamento, e, ocorrendo no final, significa um novo status de vida para o casal.

Arroz

O costume de jogar arroz nos recém-casados vem de uma tradição chinesa de mais de dois mil anos e simboliza o pedido dos convidados para que haja fartura na vida do casal.


Bolo

Na Roma antiga quebrava-se um pedaço de pão na cabeça dos noivos — quanto maior a quantidade de migalhas, maior a felicidade e número de filhos — que, em seguida, eram distribuídos aos convidados. Com o passar do tempo o tamanho do pão aumentou para que nenhum convidado ficasse sem. Com a introdução do açúcar na Europa, transformou-se em bolo.


Postado por:

Lara Lins

As boas ideias

Era uma vez...


Nosso trabalho tem como base uma situação hipotética em que a personagem principal tem vários prejuízosem sua festa de casamento, em que muita coisa não sai como o planejado. Através disso, vamos analisar alguns documentos para descobrir o porquê de tanta coisa ter dado errado.
Bom, vamos logo pra historinha!


Era uma vez...

O sonho da vida de Gilda sempre foi se casar. Claro, de véu, grinalda, com uma festa de arromba e tudo o que tivesse direito. Após conhecer e namorar por três anos o Clarindo, Gilda recebeu o grande pedido de sua vida: o pedido de casamento de Clarindo.

Ela estava tão animada e ansiosa com os preparativos, como uns 99% das noivas, que acabou nem reparando em certos detalhes que, para ela, pareciam ser irrisórios, porém eram importantíssimos.

Chegou o grande dia!! O mais feliz da vida dela e de Clarindo! Tudo estava indo muito bem até a hora em que ela chegou à loja de aluguel de vestidos onde havia alugado o seu: o vestido estava perfeito, mas a vendedora lhe havia prometido uma tiara e o colar de brindes. Foi um acordo verbal e a tiara não foi entregue. Gilda se desesperou, pois já havia feito a prévia do penteado com aquela tiara. Enfim, depois de muita discussão, acabou fazendo outro penteado no cabelo, e não gostou tanto do resultado...

Triste, não? O pior é que esta não foi a única decepção. Gilda contratou um serviço de Buffet que era vinculado ao local da festa. Era um Buffet que oferecia um preço mais acessível e ficava perto do local onde ela trabalhava. Ela se encantou com as promessas que lhe haviam sido feitas e fizeram até um contrato muito completo dos serviços que seriam prestados. Os noivos se impressionaram e consideraram o Buffet sério. Fecharam logo o contrato sem ao menos pesquisarem sobre o local. Aliás, grande erro! Se eles tivessem estudado um pouco de Diplomática documental ou Direito, talvez jamais tivessem caído em tantas armadilhas.

Aí vão alguns dos desastres do serviço de Buffet contratado:

1 – Verbalmente foram combinadas cinco horas de serviço, mas só prestaram quatro. Não havia nada sobre a duração do Buffet no contrato, apenas a hora do início da festa.

2 – Os cheques foram descontados em data anterior à combinada, o que fez com que o nome de Gilda fosse para o Serasa.

3 – No meio da festa, Gilda percebeu que havia acabado a Coca-cola e o guaraná, só restando Fanta Uva e espumante, o que não agradou muito aos convidados...

4 – Quando Gilda pegou o contrato, já pensando em acionar a Justiça, ela se deparou com a falta da assinatura do Buffet. No dia o atendente lhe disse que só quem poderia assinar tal contrato era seu chefe e a pediu para voltar depois para que ele assinasse. Porém, como ela estava muito ocupada, acabou se esquecendo deste “pequeno” detalhe.
Com relação à falta da tiara no grande dia, ela também não pôde fazer nada, pois seu advogado deu a triste informação que a nota fiscal não era autêntica e não serviria como uma prova judicial.

A história poderia ter sido ainda mais trágica! No dia do casamento, quando o pessoal do serviço de cerimonial foi preparar a decoração da igreja, descobriram que uma outra cerimônia estava marcada para o mesmo horário. Se Gilda não tivesse tido a ideia genial de elaborar uma autorização de realização de casamento, provavelmente teria tido ainda mais dores de cabeça. Ela apresentou o documento assinado pelo próprio padre e garantiu que seu sonho fosse realizado no dia em que ela escolheu.

Ela também tomou bastante cuidado para deixar guardadinho o comprovante de compra dos bem-casados e ainda ganhou 50 docinhos de brinde!

Enfim, passaram-se dez anos, e Gilda, já divorciada, quer se casar novamente. Porém, ela não quer que sua festa seja outra tragédia. Para isso, analisamos o que houve de errado no casameno de Gilda e criamos algumas dicas para que tudo dê certo no grande dia!

Felizes para sempre!


Enfim, agora vão mais algumas dicas finais para que ninguém caia em nenhuma destas furadas e para que Gilda tenha um casamento bem mais feliz:


  • tudo que for acertado verbalmente deverá ser especificado em contrato;
  • nunca assine contrato sem ler. Todos os termos devem ser analisados com calma por todas as partes;
  • procure informações sobre a empresa ou o profissional que está sendo contratado. Se não for por meio de pessoas que já conhecem, pode ser por meio da internet e sites de relacionamento;
  • guarde todo material de divulgação que a empresa oferecer, como folders, anúncios de jornal, panfletos, páginas de internet, etc;
  • Confira pessoalmente o endereço da empresa, o telefone, endereço de email e outras formas de contrato conhecidas.
  • Se mesmo assim, algo não sair como o desejado e acordado, você possui direitos. O PROCON e a Justiça estão aí para resolver e melhorar os danos materiais e morais causados. Você poderá ser indenizado por estes danos.

A nota fiscal

A nota fiscal


O que for acordado verbalmente deve constar na nota. No caso, a tiara e o colar, que eram brindes, não constavam.




É que um contrato formal para o serviço prestado seja feito, pois essa é a maior prova no caso de uma briga judicial.



Análise Diplomática:


1. Tipo Documental: Nota fiscal


1.1 Denominação: Nota fiscal

1.2 Descrição: Nota de consumo - documento não-diplomático

testemunhal de assentamento.Registro simplificado de despesa efetuada, em geral, em um

estabelecimento comercial. (Bellotto)

1.3 Características Externas:

- Classe: Textual

- Suporte: Papel

- Formato: Folha avulsa

- Forma: Original

2. Entidade produtora: Noivas show

3. Documentos básicos que compõem a nota: não há

6. Ordenação: Série Numérica

7. Conteúdo: o nome Nota Fiscal, contém um espaço em que a pessoa marca se é entrada ou saída, nome da empresa, CNPJ e inscrição estadual (que não foi preenchida), dados pessoais da pessoa que está adquirindo o produto (nome, telefone, endereço, CEP), Tipo de operação (se é venda, aluguel, compra,etc), dados fiscais, dados do serviço prestado, valor total da nota, dados tributários (tipo de imposto que incide, valor do ICMS, cálculo do imposto,etc.), dados do transportador e volumes transportados, contém uma parte reservada ao fisco.


  • Segundo o site da Receita Federal, uma nota fiscal autêntica e válida precisa necessariamente conter:

- A denominação "Nota Fiscal";

- o nome da empresa;

- o endereço - que não continha na nota da Gilda;

- as inscrições do CGC (Cadastro Geral dos Contrinuintes da Receita Federal) e no CF/GO (Cadastro Fiscal do estado) - que não continham na nota da Gilda;

- numeração sequencial da nota - havia o campo da numeração na nota da Gilda, mas não estava preenchido. obs: este não é um campo de preenchimento manual;

- data limite de emissão - que não estava preenchido;

- data de emissão - que não estava preenchida;

- valor da operação.

O contrato


1) A duração (em horas) do serviço de Buffet não foi especificada. Deveria estar incluída dentro do item 2. "Do objeto do contrato" ou 3 . "Do evento". É importante que o contrato tenha o horário de início e término do serviço de maneira bem clara.



2) O valor e a data das parcelas a serem cobradas e a data de depósito dos cheques também não foram descritas no contrato.



3) Como faltou refrigerante, a contratada descumpriu a cláudula 18 do item 11 (Das condições gerais) e teria que ser ressarcida.



4) É imprescindível a assinatura de todas as partes para que o contrato seja válido. É uma condição essencial para sua autenticidade.



Análise diplomática:


1. Tipo documental: Contrato de Buffet

1.1 Denominação: Contrato de Buffet

1.2 Descrição: Contrato- documento diplomático dispsitivo pactual, horizontal. Registro de acordo pelo qual duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas estabelecem entre si algum(uns) direito(s) e/ou obrigação(ções). (Bellotto)

1.3 Características Externas:

- Classe: Textual

- Suporte: Papel

- Formato: folha A4

- Forma: Original

2. Entidade produtora: Buffet 2ª opção

3. Ordenação: Por cliente, alfabética.

4. Conteúdo: Contém termos ( 1. identificação das partes, 2. objeto do contrato, 3. obrigações do contratado e do contratante, etc), contendo também o termo de pagamento, em que se especifica o modo completo. Dentro do Termo existem as cláusulas (cláusula 1ª, 2ª), e dentro das cláusulas existem os parágrafos (parágrafos primeiro, segundo, único, etc.). Tem que ter o logo da empresa no canto superior esquerdo da 1ª folha, juntamente com o nome da empresa e seus dados. Na última folha tem que conter o local e data completa - escrita por extenso- do dia em que se fecha o contrato. Logo abaixo da data, contém a assinatura do contratante, do contratado e de mais duas testemunhas.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Para manter a chama acesa





É...nem tudo são flores e festas, não! O casamento precisa de muita dedicação, respeito, tolerância, enfim, tudo aquilo que a gente já ouviu falar.

E nós encontramos os 10 mandamentos para manter a chama sempre acesa. As dicas foram elaboradas pela terapeuta de casais Cláudya Toledo. Aí vão elas!


  1. manter o diálogo
  2. desenvolver alguma atividade junto com o companheiro (a)
  3. aprender a rir dos próprios defeitos e dos defeitos do outro
  4. manter rituais familiares
  5. preservar os momentos de intimidade
  6. ter um espaço individual
  7. ter um espaço de acordo mútuo
  8. cultivar o riso na família
  9. manter a cumplicidade no olhar
  10. ter planos para a vida do casal

posted by

Ester Hidalgo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

UFA!!!!terminou!!!!!!

Enfim, chegamos ao final de mais um semestre, e pra ser específica, de mais uma disciplina!

Esperamos que tenham gostado do trabalho aqui desenvolvido, das postagens, das dicas e dos textos de Diplomática!

Acessem o nosso trabalho final e vejam tudo o que vocês precisam saber antes de fazer a festa de casamento e não cair em uma ou várias furadas. Lá vai ter uma situação hipotética, mas com fatos que acontecem, e muito!

Bom, é isso!

BOAS FÉRIAS!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Convites com chip???


Uma questão que preocupa bastante os noivos é a questão da segurança durante a festa de casamento, principalmente com “penetras” que podem causar algum problema na recepção. Pensando nisso, algumas empresas desenvolveram um convite de casamento com chip.O convite tradicional impresso em papel, com um chip, que se localiza de forma discreta.Funciona da seguinte forma: o convidado entrega o convite na entrada da festa e são identificados pelo sistema que mostra imediatamente o nome, número de acompanhantes, o número da mesa e as fotos de cada convidado.Esses chips são descartáveis, único e só é identificado uma única vez, com isso evitando que seja falsificado. E também a confirmação da presença dos convidados pode ser feito até um dia antes do evento.Caso o convidado esqueça o chip não tem problema, o sistema vai ter os dados do convidado com a foto também.Lembre-se que os convites tem que ser encomendados antes e custa em média R$ 15 cada, variando de acordo com o modelo escolhido pelos noivos.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Argentina faz história e aprova casamento gay


Após confrontos entre grupos pró e contra e 14 horas de intensa discussão, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina e o décimo do mundo a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em uma sessão tida como histórica, o Senado aprovou o projeto, que, agora, deve seguir para sanção da presidente Cristina Kirchner, que é favorável à lei.A medida garante a gays e lésbicas os mesmos direitos e responsabilidades de casais heterossexuais. Isso inclui muito mais direitos do que as uniões civis, incluindo adoção e direito a herança. Na Argentina, a Lei de União Civil da cidade de Buenos Aires, aprovada no final de 2002, foi o primeiro antecedente no país. Agora, contudo, o país se torna o primeiro na América Latina a reconhecer o casamento gay nacionalmente. Antes, apenas eram reconhecidas as uniões civis entre pessoas de mesmo sexo em dois países, Uruguai e Colômbia, e o casamento gay na Cidade do México.Após horas de dúvida e de projeções de empate, a lei foi aprovada pelos senadores argentinos com 33 votos a favor, 27 contra e três abstenções. O resultado levou à euforia manifestantes que aguardavam em vigília na frente do Congresso.
Lua de mel gratuita para o primeiro casal a se casar
Para a desembargadora gaúcha Maria Berenice Dias, especializada em Direito Homoafetivo, o reconhecimento do casamento na Argentina terá reflexos em todas as demais nações, inclusive no Brasil, já que a medida foi tomada por “um país sólido e com uma influência religiosa significativa”. Por enquanto, os projetos de lei existentes no Brasil sobre a união de casais do mesmo sexo não avançam:– A Argentina conseguiu ultrapassar os conservadorismos e deu um passo para a cidadania. Isso põe em xeque o nosso legislador. A partir de agora, temos que cobrar dos nossos candidatos uma posição com relação a isso (leia mais ao lado).Ontem, a secretaria de Turismo da Cidade do México – que legalizou o casamento entre homossexuais no ano passado – ofereceu uma lua de mel gratuita ao primeiro casal gay que se casar na Argentina pela nova lei.
Pensando nisso, fizemos uma enquete. O que você acha disso? E quanto a nós? Você acha que o Brasil deveria também aprovar casamento gay? Colabore!!!

Desafio do Além


Ei, galera do "Diploarte"! Achamos super interessante o desafio de vocês. O tema é polêmico e isso gera discussões bastante enriquecedoras. Show!
1) A carta pode ser considerada verídica porque ela não contava nenhuma mentira. Os próprios pais do rapaz afirmaram que o que a carta dizia era verdade e que se tratava de coisas muito íntimas para alguém poder inventar. Quanto à autênticidade, a caligrafia e a assinatura atestam que ele é o autor da carta.
2) O sujeito acumulador, nesse caso, pode ser tanto a família do rapaz quanto o tribunal. Para a família teria uma função emocional e, pro tribunal, judicial; servindo como prova.
3) Cartas psicografadas ou outros relatos de espíritos podem sim ajudar a resolver crimes, como aconteceu no caso de Henrique, desde que sua autenticidade seja realmente comprovada. Por que não? A prática é considerada por muitos estudiosos uma afronte ao princípio da laicidade e, de uma maneira geral, a sociedade brasileira pode ainda não estar preparada para essa inovação. Mas em muitos países a coisa é levada a sério. Nos Estados Unidos, a Polícia do Texas, por exemplo, usa a médium Allison DuBois. Enquanto dorme, a jovem tem visões com pessoas mortas que contam sobre o crime que sofreram.
Postado por: Lara Lins

sexta-feira, 9 de julho de 2010

PARA RIR!!!!!

Aqui estão alguns casos bem curiosos e cômicos sobre casórios:

  • O casamento que durou menos tempo do mundo:

A francesa Christel se casou em 2004 com o policial Eric Demichel, que havia morrido em um acidente de trânsito em 2002. A noiva se valeu de uma lei aprovada no mandato do presidente Charles de Gaulle. Ela permite o casamento entre um vivo e um morto desde que seja comprovado o desejo da união antes da morte. Christel compareceu à cerimônia trajando um vestido negro e afirmou estar cumprindo um acordo estabelecido durante uma belíssima história de amor.

Resumindo, o casamento não durou segundos, pois a morte já havia os separado...

  • O homem que casou mais vezes:

Em outubro de 2004, Kamarudin Mohammed, um aposentado de 72 anos da Malásia, se casou pela 53ª vez. A noiva era a sua primeira esposa, de quem havia se separado no passado. Como seguia o islamismo, Kamarudin podia ter quatro mulheres de uma vez, mas isto nunca ocorreu. Ele declarou à imprensa: “Não acredito em casar com mais de uma ao mesmo tempo. Também não aprovo casos passageiros”.

Ufa! ainda bem que ele não aprova casos passageiros! rsrs

  • Uma sogra bem legal:

No Egito, Mohammed Abdel Rahman, de 29 anos, se matou na noite de seu casamento ao descobrir que sua futura sogra havia trocado os papéis no cartório. Ele viajou a negócios e deixou toda a papelada com ela. Ao preenchê-la, porém, a sogra resolveu colocar o nome de sua filha mais feia.

E ainda tem gente que diz que a sogra é a 2ª mãe...

  • O casamento do carteiro:

No Sri Lanka, o jovem Khalid Mosood escreveu cerca de 700 cartas propondo casamento para uma garota que ele conhecera na cidade de Galle. A moça acabou se casando com o carteiro.

Homens, tomem cuidado! se não for o carteiro, seráo padeiro, o frentista, o mecânico, sei lá, mas sempre tem alguém na esquina de olho na sua mulher!

  • O vestido da noiva:

Na Grécia um caso chocou os habitantes da ilha de Creta. Às vésperas de seu casamento, a jovem noiva resolveu levar alguns amigos para conhecer sua nova casa. Ao chegar lá, encontrou o futuro marido na cama com outro homem. Pior: o noivo estava usando o vestido da noiva. O noivo nunca mais foi visto.

Agora eu descobri o porquê daquela lenda que o homem não pode ver o vestido da noiva antes do casamento...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Blog da vez



E aí, galera!!!!!!!!

Chegou a hora tão esperada!é hora de vocês avaliarem o nosso blog!


Não se esqueçam dos critérios a serem avaliados:

1 - qualidade do conteúdo;

2 - clareza dos assuntos tratados pela equipe;

3 - quantidade de postagens;

4 - atratividade em relação ao tema escolhido;

5 - interface do blog


Ah, nossas notas serão avaliadas em:

8 a 10 - No altar!!!!!!!!!

5 a 7,9 - Quase lá...

0 a 4,9 - ih...ficando pra titia!


mãos a obra!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Desafio do Fundo de garagem


O blog "Fundo de garagem", contaminado pela epidemia de desafios diplomáticos, lançou a brincadeira de analisar os documentos que poderiam comprovar a clonagem de um carro. Nós entramos na brincadeira e também bancamos as detetives!
Documentos:
Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV)
O CRLV é, segundo o site Documento online, "Documento de trânsito que comprova a posse e licenciamento do mesmo, com informações do proprietário (nome, endereço e nº do CPF) e informações do veículo (marca, modelo, capacidade, nº do chassi e placa atribuída)".
Um CRLV falso quase sempre apresenta sinais de adulteração, já que esse documento possui várias características peculiares que podem dificultar e evidenciar sua falsificação, como numeração específica, marca d'água, assinatura do representante do governo responsável e suporte específico. Um documento que não atendesse a essas especificações não poderia ser autêntico, uma vez que são elas que garantem sua autenticidade.
Por mais que o documento de um carro clonado tenha sido emitido pelo próprio DETRAN e seja autêntico, ele não seria jamais verdadeiro, pois ele é referente a um carro é falso, a cópia de um outro carro.
O que quase sempre acontece é de políca observar ou que o documento é uma cópia grosseira, ou que n° do cassi ou a numeração específica do documento, por exemplo, não correspondem ao descrito no documento. Foi o que aconteceu em Aracaju, conforme a notícia abaixo. confiram o link!


A placa do carro

A placa do veículo pode ter sua autenticidade garantida se atender ao determinado pelo CONTRAN. Características como tamanho, borda, cor e lacre devem atender ao padrão esabelecido. Uma placa, no entando, não é muito difícil de ser falsificada. Pensando nisso, o CONTRAN criou novas resoluções para dificultar essa prática: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_231.pdf


O próprio veículo

A melhor maneira de identificar um carro falsificado é observando o n° do chassi, que é composto por 17 caracteres. Deve-se observar o alinhamento desses dígitos alfanuméricos, o espaçamento e a uniformidade do contorno dos dígitos. Qualquer anomalia como espaçamento irregular, letras diferentes, retoques e decalques podem ser indicação de uma adulteração nos dígitos. Os números e letras mais sujeitos à falsificação são: 3 para 8, 5 para 8, 4 para 9, 1 para 7, E para F, R para P, H para K e K para L.
Outra coisa importante é checar se o lacre do veículo está adulterado, observando os orifícios de entrada do arame para o respectivo lacre nas placas. Se apresentarem rebarbas ou polimento interno é sinal de falsificação. Nos vidros há informações compostas de duas ou três letras e seis números, é importante verificar se as gravações nos vidros dos veículos apresentam asperezas, borrões ou, ainda, se os dígitos estão camuflados com adesivos.
Esses são as formas mais comuns utilizadas para verificar se o carro é ou não clonado.


Postado por: Lara Lins






























sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tarefa da semana

E aí, galera!!!! Hora de responder as perguntas do grupo Arquivo Peregrino sobre os textos de Luciana Duranti!!!!
Vamos lá!!!! Ah, não posso me esquecer:
HEXA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1° Que obra de Duranti preconizou a Diplomática Arquivística na América do Norte?

A professora Luciana Durant, no final dos anos 80, época em que havia um crescente interesse dos arquivistas em retomar a Diplomática, começa a contribuir para a comunidade arquivística aplicando o método diplomático a documentos modernos. Ela percebeu que artifícios usados para identificar a autenticidade de documentos medievais poderiam ser aplicados na criação, manutenção e preservação de documentos contemporâneos, inclusive os eletrônicos. Resultado disso é o livro “Diplomatics: new uses for an old science”, que surgiu de várias publicações feitas por Duranti no periódico “Archivaria”. A publicação desse livro estabelece uma relação direta entre a Diplomática e a Arquivística, disciplinas que, até então, evoluíam separadamente como auxiliares da História.

2° Quais foram os objetivos do projeto “The Preservation of The Integrity of Eletronic Records” (projeto UBC)? Quais foram as conclusões do projeto? Segundo Duranti qual foi a maior realização deste projeto.

Entre 1994 e 1997, Duranti, em parceria com o professor Terry Eastwood e a assistente de pesquisa Heather MacNeil, desenvolveu o projeto “The Preservation of The Integrity of Eletronic Records” que tinha por objetivo principal estudar os documentos eletrônicos e descobrir e conceituar sua natureza e as condições necessárias para assegurar sua integridade, porém sua maior realização foi, segundo Duranti, a integração das disciplinas: a base teórica do “The Preservation of The Integrity of Eletronic Records” era totalmente fundamentada nos princípios e conceitos da Diplomática e da Arquivologia.O resultado do projeto foi bastante importante, uma vez que os pesquisadores constataram que os elementos contidos nos documentos eletrônicos eram os mesmos contidos nos documentos tradicionais e, portanto, o documento eletrônico também poderia ser analisado diplomaticamente. Registros confiáveis e autênticos podiam ser gerados, criados e conservados em meio eletrônico e as hipóteses foram subseqüentemente traduzidas em regras detalhadas para a criação e manutenção desses registros eletrônicos.

3° Autenticidade histórica e veracidade podem ser entendidas como sinônimos?

Autenticidade histórica e genuinidade são dois conceitos fundamentais para compreender por que um documento pode ser historicamente falso e não inautêntico. Um documento é autêntico quando apresenta todos os elementos estipulados para prover-lhe autenticidade e genuíno quando é verdadeiramente o que se propõe a ser. Assim, um certificado de conclusão de curso emitido pela UnB, com todos os elementos que lhe confiram autenticidade (assinatura, carimbo etc.), é autêntico mesmo que ele seja referente a um aluno que nunca existido, porém não é genuíno.


4° Do ponto de vista diplomático, existe diferença entre autenticidade e genuinidade? Se existe aponte-as. Um documento, produzido com elementos e padrões típicos de seu local e tempo, permanece diplomaticamente autentico se tais elementos forem falsos?

A diferença entre autenticidade diplomática e genuinidade é bastante sutil, mas as palavras não são sinônimas, uma vez que inautenticidade se refere à ausência de requisitos que outorgam a autenticidade e falsidade se refere à presença de elementos que não correspondem à realidade. Dessa forma, um documento pode ser autêntico, se tiver os elementos padrões de seu local e tempo e, ao mesmo tempo, falso, se suas informações não forem verdadeiras.

Postado por Lara Lins

terça-feira, 1 de junho de 2010

LULA E DILMA SE CASARAM HÁ 16 ANOS!!!!!!!


Sim, é isso mesmo: o enlace matrimonial dos dois foi autenticado pelo 5º Tabelionato de Notas, cartório localizado no bairro Comércio, em Salvador.

Para além de ser um devaneio tucano ou o relato do último sonho do presidente, o casamento do ano ocorreu na Bahia e é mais uma aberração produzida por uma unidade extrajudicial de Salvador. No caso, o 5º Tabelionato de Notas, que autenticou no dia 10 de novembro de 2009 uma cópia da "certidão de casamento" de Dilma e Lula, falsificada de forma grotesca.

Há 15 anos

Um dos funcionários da unidade - identificado como José Marcos Lopes Brito - assina o papel como se Luiz Inácio da Silva e Dilma Vana Rousseff tivessem se casado há 15 anos, no dia 9 de setembro de 1994.

Além de não atentar para os nomes do presidente da República e da ministra da Casa Civil, o servidor público sequer exigiu o documento original no momento da autenticação. A cópia falsa foi levada ao cartório por um usuário comum, com o objetivo de denunciar as falhas nos serviços prestados no 5º Ofício e mostrar a que ponto chegam os desatinos praticados pelos tabelionatos da capital baiana.

Defesa

"É brincadeira isso, é? Se é uma certidão antiga, escrita à mão, tem muitos anos. Se tem carimbo de outra autenticação, de outro cartório, ele autenticou a xerox da xerox. Se é uma xerox autenticada anteriormente é como se fosse original", se defende o tabelião Dórea Vieira.
"A certidão é só uma forma tragicômica que arrumei para mostrar o quanto o negócio é absurdo. Se pagar R$50, até morto faz uma procuração ali. São pessoas perigosas. É uma máfia".


O documento falso


***



Perícia

O Correio submeteu a certidão a um perito em documentoscopia. Ele atestou que a marca de carimbo na parte inferior do papel se trata realmente de uma autenticação e ela foi feita após as mudanças realizadas no documento. Resta saber, diz o especialista, se a assinatura da autenticação bate com a do funcionário. Enquanto isso, de mera ministra da Casa Civil e pré-candidata, Dilma passou a esposa, do presidente.

Nossa Perícia

Segundo Luciana Duranti, este seria um documento diplomaticamente autêntico, pois foi escrito de acordo com as práticas do tempo e do lugar indicado (cartório), e foi assinado por pessoas competentes para assiná-lo. É um documento absolutamente formal, mas é historicamente falso, suas informações não são verdadeiras.

OBS: A imagem do casório é uma montagem

Clique aqui para acessar a reportagem completa

Postado por Ester Hidalgo



sexta-feira, 28 de maio de 2010

CASAMENTO DE CACHORROS???QUÊ???????



Eu queria comemorar os dois anos de minha pet shop, mas não sabia o que fazer. Alguém sugeriu uma festa junina. Mas só? Idéia vai, idéia vem, surgiu o plano de fazer um casamento entre cães. O meu Vip seria o noivo. E a noiva? Teria de ser da mesma raça ? golden retriever. Telefonei para uma amiga e pedi a "mão" de sua Belinha em casamento. E assim começaram os preparativos do casório canino.

Casar um "filho" é uma alegria enorme, mas organizar a festa é uma responsabilidade e tanto. Cuidei de tudo: os convites para os amigos (cachorros ou não), o banho de beleza dos noivos no grande dia... Com tudo pronto, foi emocionante ver o Vip no altar.


Belinha chegou à cerimônia muito linda, em seu vestido branco com véu e grinalda. Mas cadê o noivo? O noivo sumiu! Ah, eu sabia que meu cão não estava lá muito interessado no casório... O fato é que, do altar, o Vip viu a amante, Fiona, uma vira-lata irresistível, e acabou sumindo com ela por uns minutos. Fiona se hospeda na minha pet shop com freqüência, e os dois passam muito tempo juntos. Vip não se segurou.

Mas o pai da noiva não deixou barato! Com muito carinho — e uma espingarda a tiracolo —, ele levou o Vip à cerimônia novamente. "Se correr, leva tiro!", alertava o sogrão. Ainda assim, Vip ignorou a ameaça e se jogou nos braços de Fiona. Foi um escândalo entre patas e pêlos! Belinha e seus familiares ficaram furiosos. O jeito foi puxar o Vip à força para continuar a cerimônia.

Postado por Ester Hidalgo

Total de casamentos aumentou 35% em 10 anos, aponta IBGE

O total de casamentos de pessoas com 15 anos ou mais no Brasil aumentou 4,5% em 2008 ante o ano anterior, totalizando 936.538, informou a pesquisa de Registro Civil divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 1998, houve um aumento de 34,8% no número de casamentos. "O crescimento nos casamentos está relacionado à melhoria no acesso aos serviços de Justiça, à procura de casais para formalizarem uniões consensuais e à oferta de casamentos coletivos", diz o IBGE.

De acordo com o estudo, o total de casamentos no Brasil tem sido crescente em termos absolutos e relativos nos últimos dez anos, com destaque para o período entre 2003 e 2008, cujo aumento pode ser observado no índice de nupcialidade legal, que passou de 5,8 por mil (5,8 casamentos legais para cada mil pessoas) para 6,7 por mil.

A pesquisa mostra também que os homens e mulheres estão se casando mais tarde. No ano passado, a maior taxa de nupcialidade entre as mulheres permaneceu no grupo etário de 20 a 24 anos (29,7 por mil), que em 1998 chegava a 31,6 por mil. Já o índice de nupcialidade de mulheres mais jovens, de 15 a 19 anos (16,3 por mil), em 2008 foi significativamente inferior ao observado em 1998 (22,6 por mil). Contudo, a taxa eleva-se continuamente entre as mulheres 25 a 29 anos, nesse período, passando de 19,4 por mil para 28,4 por mil.

Já os homens tiveram índice de nupcialidade mais elevado no grupo cujas idades estão compreendidas entre 25 e 29 anos (32,7 por mil), sendo este valor mais elevado que o observado em 1998 (29,3 por mil). Para todos os grupos de homens, a partir de 25 anos, as taxas de nupcialidade aumentaram com o passar dos anos.

Fonte: UOL

Postado por ESTER HIDALGO

segunda-feira, 19 de abril de 2010




nossa proposta

sejam muito bem vindos!!!!!

Somos o grupo "pode beijar a noiva", da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília-UnB, ministrada pelo professor André Ancona Porto.
Temos como objetivo, analisar tipológica e diplomaticamente os documentos de uma empresa de casamento e entender a sua importância na realização das tarefas cotidianas. Aqui você vai encontrar também vários assuntos nessa área...
é isso aí....vamos ao trabalho!!

domingo, 4 de abril de 2010

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mas, afinal o que é o casamento?????

Casamento, casório ou matrimônio/matrimónio é o vínculo estabelecido entre duas pessoas, mediante o reconhecimento governamental, religioso ou social e que pressupõe uma relação interpessoal de intimidade, cuja representação arquetípica são as relações sexuais, embora possa ser visto por muitos como um contrato.
Na maior parte das sociedades, só é reconhecido o casamento entre um homem e uma mulher. Em alguns países (em Maio de 2009, a Holanda, a África do Sul, o Canadá, a Noruega, a Bélgica, a Espanha, a Suécia, Portugal), estados federados (o Massachusetts, o Connecticut, o Iowa, o Vermont e o Maine) e confissões religiosas (protestantes), é também plenamente reconhecido o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.
Embora o casamento seja tipicamente entre duas pessoas, muitas sociedades admitem que o mesmo homem (ou, mais raramente, a mesma mulher) esteja casado com várias mulheres (ou homens, respectivamente). Embora muito raros, há algumas situações de sociedades em que mais que duas pessoas se casam umas com as outras num grupo coeso.
As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar família, procriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade.
Um casamento é frequentemente iniciado pela celebração de uma boda, que pode ser oficiada por um ministro religioso (padre, rabino, pastor etc.), por um oficial do registro civil (normalmente juiz de casamentos) ou por um indivíduo que goza da confiança das duas pessoas que pretendem unir-se.
Etimologia

A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimonio tem origem no radical mater ("mãe") seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser do latim medieval casamentu: Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.
[editar] Tipos
A sociedade cria diversas expressões para classificar os diversos tipos de relações matrimoniais existentes. As mais comuns são:

Casamento gay em Quebec, Canadá.
casamento aberto (ou liberal) - em que é permitido aos cônjuges ter outros parceiros sexuais por consentimento mútuo
casamento branco ou celibatário - sem relações sexuais
casamento arranjado - celebrado antes do envolvimento afetivo dos contraentes e normalmente combinado por terceiros (pais, irmãos, chefe do clã etc.)
casamento civil - celebrado sob os princípios da legislação vigente em determinado Estado (nacional ou subnacional)
casamento misto - entre pessoas de distinta origem (racial, religiosa, étnica etc.)
casamento morganático - entre duas pessoas de estratos sociais diferentes no qual o cônjuge de posição considerada inferior não recebe os direitos normalmente atribuídos por lei (exemplo: entre um membro de uma casa real e uma mulher da baixa nobreza)
casamento nuncupativo - realizado oralmente e sem as formalidades de praxe
casamento putativo - contraído de boa-fé mas passível de anulação por motivos legais
casamento religioso - celebrado perante uma autoridade religiosa
casamento poligâmico - realizado entre um homem e várias mulheres (o termo também é usado coloquialmente para qualquer situação de união entre múltiplas pessoas)
casamento poliândrico - realizado entre uma mulher e vários homens, ocorre em certas partes do himalaia.
casamento homossexual ou casamento gay - realizado entre duas pessoas do mesmo sexo.
casamento de conveniência - que é realizado primariamente por motivos económicos ou sociais
Anulação de casamento
No Brasil, os motivos que levam um dos cônjuges a entrar com o pedido de anulação de casamento civil são:
Cônjuge não cumpre deveres da coabitação - é um dos deveres dos cônjuges que inclui a obrigação de manter relações sexuais. Deixar de manter relações sexuais seria descumprir um dos deveres do casamento ou praticar um ato de injúria grave independente se por motivos ligados ao relacionamento do casal, defeito físico ou psíquico irremediável;
Incompetência da autoridade que celebrou o casamento e;
Erro de identidade do outro cônjuge - omissão quanto à homossexualidade ou prostituição, omissão de prática de crime anterior, defeito físico irremediável, doença mental ou transmissível por herança ou contágio.
Existe um prazo máximo de 180 dias a 4 anos para o pedido de anulação do casamento de acordo com o motivo que desencadeou a decisão

quinta-feira, 1 de abril de 2010


peraí, mas afinal o que é Diplomatica e Tipologia Documental????

vamos lá...


O conceito do que vem a ser Diplomática foi sofrendo algumas alterações ao longo do tempo. Como afirma a autora, Heloísa Liberalli Bellotto, "desde seus primórdios, no século XVII, até quase os nossos dias, a Diplomática vinha sendo entendida tao somente como instrumento de fundo paleográfico, historiográfico e jurídico, apto apenas, em seu campo primitivo de ação, a fornecer a descrição e a explicação da estrutura formal dos atos escritos, sua autenticidade e sua fidedignidade.
Luciana Duranti,um marco teorico no tocante a moderna Diplomática," percebeu que o mesmo artifício usado para identificar a autenticidade de documentos midievais poderia ser aplicado na criação, manutenção e preservação de documentos conteporâneos, inclusive os eletrônicos."

A Diplomática vai estudar então, a estrutura formal do documento,quando considerado individualmente, podendo ser ele, textual ou eletrônico.

E a Tipologia Documental estuda a relação do documento com o seu contexto orgânico.

quarta-feira, 31 de março de 2010




sexta-feira, 26 de março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010



quarta-feira, 24 de março de 2010