sexta-feira, 16 de julho de 2010

Argentina faz história e aprova casamento gay


Após confrontos entre grupos pró e contra e 14 horas de intensa discussão, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina e o décimo do mundo a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em uma sessão tida como histórica, o Senado aprovou o projeto, que, agora, deve seguir para sanção da presidente Cristina Kirchner, que é favorável à lei.A medida garante a gays e lésbicas os mesmos direitos e responsabilidades de casais heterossexuais. Isso inclui muito mais direitos do que as uniões civis, incluindo adoção e direito a herança. Na Argentina, a Lei de União Civil da cidade de Buenos Aires, aprovada no final de 2002, foi o primeiro antecedente no país. Agora, contudo, o país se torna o primeiro na América Latina a reconhecer o casamento gay nacionalmente. Antes, apenas eram reconhecidas as uniões civis entre pessoas de mesmo sexo em dois países, Uruguai e Colômbia, e o casamento gay na Cidade do México.Após horas de dúvida e de projeções de empate, a lei foi aprovada pelos senadores argentinos com 33 votos a favor, 27 contra e três abstenções. O resultado levou à euforia manifestantes que aguardavam em vigília na frente do Congresso.
Lua de mel gratuita para o primeiro casal a se casar
Para a desembargadora gaúcha Maria Berenice Dias, especializada em Direito Homoafetivo, o reconhecimento do casamento na Argentina terá reflexos em todas as demais nações, inclusive no Brasil, já que a medida foi tomada por “um país sólido e com uma influência religiosa significativa”. Por enquanto, os projetos de lei existentes no Brasil sobre a união de casais do mesmo sexo não avançam:– A Argentina conseguiu ultrapassar os conservadorismos e deu um passo para a cidadania. Isso põe em xeque o nosso legislador. A partir de agora, temos que cobrar dos nossos candidatos uma posição com relação a isso (leia mais ao lado).Ontem, a secretaria de Turismo da Cidade do México – que legalizou o casamento entre homossexuais no ano passado – ofereceu uma lua de mel gratuita ao primeiro casal gay que se casar na Argentina pela nova lei.
Pensando nisso, fizemos uma enquete. O que você acha disso? E quanto a nós? Você acha que o Brasil deveria também aprovar casamento gay? Colabore!!!

Desafio do Além


Ei, galera do "Diploarte"! Achamos super interessante o desafio de vocês. O tema é polêmico e isso gera discussões bastante enriquecedoras. Show!
1) A carta pode ser considerada verídica porque ela não contava nenhuma mentira. Os próprios pais do rapaz afirmaram que o que a carta dizia era verdade e que se tratava de coisas muito íntimas para alguém poder inventar. Quanto à autênticidade, a caligrafia e a assinatura atestam que ele é o autor da carta.
2) O sujeito acumulador, nesse caso, pode ser tanto a família do rapaz quanto o tribunal. Para a família teria uma função emocional e, pro tribunal, judicial; servindo como prova.
3) Cartas psicografadas ou outros relatos de espíritos podem sim ajudar a resolver crimes, como aconteceu no caso de Henrique, desde que sua autenticidade seja realmente comprovada. Por que não? A prática é considerada por muitos estudiosos uma afronte ao princípio da laicidade e, de uma maneira geral, a sociedade brasileira pode ainda não estar preparada para essa inovação. Mas em muitos países a coisa é levada a sério. Nos Estados Unidos, a Polícia do Texas, por exemplo, usa a médium Allison DuBois. Enquanto dorme, a jovem tem visões com pessoas mortas que contam sobre o crime que sofreram.
Postado por: Lara Lins