Tarefas

 Desafio do Blog mãe:
eita...

hora de pôr o tico e teco para funcionar e responder ao desafio do blog mãe... É, vamos lá:
Análise Diplomática:
Titulo
texto
informativo
autoria desconhecida
data topica e cronologica
Análise Tipológica
tipo:nota a imprensa.Definição: pagamento da URP à UnB
Caracteres Externos:
gênero:textual
suporte:eletronico
forma:original
entidade produtora:Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão



tarefa da semana

pense...pense...pense e responda:

Documento 1Suporte: Papel termosensível
Gênero: textual
Características gerais: Possui o logotipo da entidade emissora do documento no canto superior esquerdo;
Tem a data e o horário em que o documento foi emitido;
Comprova a realização de uma transação bancária.
Documento 2
Suporte: Papel
lGênero: textual
Características gerais: Possui o timbre do emissor: Universidade de Brasília;
Comprova a participação de aluna em evento provido pela universidade.
Documento 3
Suporte: Papel
Gênero: textual
Características gerais: Possui o logotipo da entidade emissora no canto superior esquerdo;
Tem as descrições de serviços prestados pelo emissor e o valor deles;
Possui a data, o horário e o custo de telefonemas realizados.
E aí galera...descobriram?


Desafio Influenza A

Por Ester 

Como todo assunto que entra na moda, não podemos esquecer que também entram os boatos referentes a ele. Então, vamos averiguar 3 documentos relativos à polêmica vacina de INFLUENZA A (vírus H1N1):
  • Primeiro documento:
"A vacina H1N1 contém mercúrio - a segunda substância mais perigosa do planeta depois do urânio! O veneno de uma cascavel é menos perigoso que o mercúrio! O Mercúrio em outras vacinas está ligado à epidemia de autismo entre crianças!
Ela contém esqualeno, uma substância que quando injetada no corpo pode fazer o sistema imunológico humano voltar-se contra si mesmo!
Ela contém células de câncer de animal que pode provocar câncer nas pessoas!
Até o governo federal não está confiante quanto à segurança da vacina H1N1, é por isso que foi dada às indústrias farmacêuticas imunidade contra ações judiciais. Isto significa que se seu filho ou esposa ficar inválido ou morrer por causa da vacina H1N1, você não poderá processar a indústria farmacêutica que fez a vacina!!!
A entrada no mercado da vacina foi acelerada, o que significa que todos os efeitos colaterais a médio e longo-prazo não são conhecidos!
Em 1976 o instituto médico afirmou que havia uma situação crítica relativa à gripe suína, quando de fato somente 5 pessoas em todo o país adoeceram com ela. A situação crítica foi uma fraude na época tal como é uma fraude agora. As pessoas começaram a morrer ou ficarem inválidas após tomarem a vacina contra a gripe suína!
As estatísticas e os fatos estão sendo manipulados para provocar pânico! O número de pessoas que supostamente estão com o H1N1 são somente estimativas, não números reais. Os testes usados para o H1N1 NÃO são aprovados pela FDA (Agência de Drogas e Alimentos dos EUA), e esses testes NÃO são confiáveis! Os poucos que supostamente morreram por causa do H1N1 também estavam com pneumonia ou outras doenças, entretanto, o instituto médico quer que você acredite que o H1N1 foi a única causa dessas mortes.
De acordo com as declarações dos Centros de Controle de Doenças, Agência de Drogas e Alimentos e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o H1N1 é uma doença moderada da qual muitas pessoas se recuperam em uma semana sem medicação!"
 
nossa opinião:

  1. Se trata de um e-mail que qualquer pessoa pode alterar e reenviá-lo, por não ser atrelado a nenhum órgão ou pessoa específica.. 

  2. quem assina o e-mail???algum órgão competente para falar deste assunto, como por exemplo, a Secretaria de Saúde do DF??? Não possui assinarura, nem data.

  3. Vamos discutir sua veracidade...será que uma vacina, na qual se gastou muito dinheiro, tempo e trabalho para obtê-la, que está sendo aplicada no mundo todo seria mesmo tão ofensiva à saúde??
  • Segundo documento:
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11136

  1. é uma notícia autêntica, pois está sendo divulgada e publicada no portal oficial do Ministério da Saúde, onde só os seus funcionários têm acesso à publicação de matérias.
  2. O documento possui um padrão de formatação, data, hora, título, nome do produtor documental e da entidade que faz parte. E todas as demais notícias do portal possuem esta formatação.
  3. O conteúdo se torna verídico pelas pesquisas que foram feitas. Elas o comprovam.

  • Terceiro Documento:
http://www.4shared.com/file/259227987/d4d82dd7/_2__influenza_23_03_2010.html


  1. Este documento não pode ser considerado autêntico. Ele não faz parte de um site de algum órgão competente, e ele pode ser facilmente manipulado.
  2. Ele está no formato PDF, não possui data, hora, assinatura...